No começo encontrou probelmas, pois, os colegas padres julgavam a vida de oração como um passado e uma perda de tempo e só se interessavam por sua vida de pregação e atividade social e politica, encontrou também muita falsidade e dificuldade para trabalhar.
No mes de novembro de 1992, o provincial veio a Barra Mansa visitar os padres e ele pediu a sua tranferência novamente para um lugar onde necessitava de um padre de verdade. Para pregar a palavra de Deus com ardor missionário. O homem polaco tinha o ardor missionário em seu sangue. Para ele, pregar a palavra de Deus estava acima de qualquer púlpito, tinha que tocar os corações das pessoas e mostrar a elas o verdadeiro amor de Deus.
Então, ele foi enviado para o Vale de Jaquetinonha, um dos lugares mais pobres e abandonados do Brasil. Ele foi substituir um padre holandês que tinha tres filhos em outro estado e continuva no seu exercício de sacerdote e só quando teve a aposentadoria tanto do Brasil quanto da Holanda deixou a batina e foi juntar-se a sua familia.
Na diocese havia muitas paroquias sem padres. Foi em uma dessas paroquias que encontrou um grupo de leigos sem padres dirigindo muito bem a comunidade católica local. Soube que era do grupo da Renovação Católica Craismática, antes a ele desconhecida. Um grupo bastante desapreciado por lideranças políticas da diocese apoiados pelo bispo. Entretanto, foi o mesmo bispo que a convidou para cuidar das tres comunidades carismáticas da diocese. Não tinha nenhuma experiência com trabalho desses movimentos e também estava assumindo uma paróquia com quase trinta comunidades de dificil acesso(passava somente a cavalo ou a pé para chegar a elas).
Em pouco tempo pode ver maravilhosos frutos do Espiríto Santo tano no trabalho paroquial, como no trabalho carismático que logo se tornou um movimento forte e bem organizado da diocese. O que mas lhe encantava era inuméras pessoas simples, trabalhadoras que chegavam para os encontros paroquias e diocesanos a pé, em cavalos, nos caminhões abertos, debaixo de chuva ou não. Isso era motivo de alegria para o homem polaco, o povo de Deus juntos e rezando.
Foi nesse tempo que ele começou a ler e estudar a biblia com mas amor e fez com que todos os católicos estudassem com assiduaidade a biblia sagrada colocando nas mãos de cada fiel a biblia.
Po outro lado, o motivo de estudar a biblia também foi como uma forma de defesa contra os protestantes. Havia uma disputa muito grande e para ele, quanto mais estudasse a biblia mas defesa teria, pois os protestantes tinham bastantes conhecimento da palavra já que tinha a biblia como meta única de fé e vida. Ele tornou-se um especialista em biblia e com ela na mão enfrentava o mundo protestante de unhas e dentes. Ele sentia que tava errado, que não deveria usar a biblia como arma para brigas e sim para paz, sentia que satanás trabalhava em seu coração chegando a um momento em ter ódio dos protestantes. Foi uma luta muito grande e nada disso edificava nenhum lado nem outro e depois de algum tempo, ele pode ver que isso não lhe levou a nada e que Deus aos poucos trabalhava na vida dele e que o impossivel poderia acontecer para que ele visse a mão de Deus em sua vida.
No ano de 1994 voltando de um econtro diocesano carismático ele adormeceu no volante e foi salvo segundo ele de uma forma milagrosa. Estava dirigindo uma Ford Pampa 4x4 com as janelas abertas. Na cidade que morava não tinha posto de gasolina, por isso, sempre abastecia os dos tanques. Quando sentiu uma batida em sua cabeça bem forte, seus olhos aos poucos escureciam e fechavam e mesmo assim, conseguiu chegar a cidade. Depois sentiu novamente outra batida e perdeu os sentidos batendo com a cabeça na janela. Tudo durou pouco tempo. Logo saiu do carro e o mais incrivel que havia logo na frente uma única pedra que parou o carro rasgando a câmara de ar, deformando as rodas, parachoques e salvando sua vida. Mas uma vez alí estava a mão de Deus.Quando ele percebeu a tragédia que poderia ter acontecido e que naquele momento poderia estar morto conseguiu olhar para o céu e dizer: -Senhor Jesus, que queres tu de me?
Outro aconteceimento que marcou na sua vida foi que na sua luta contra os protestantes pentecostais e presbiterianos, em sua paróquia recebeu um recado de uma senhora protetante mas que era bastante respeitada pelos católicos que um dia ele se tornaria um protestante e que viria que o mundo da eforma não era nem melhor e nem pior que o mundo Católico. E segundo ele, a senhor profetizou dizendo:
-O padre Mirek um dia se tornará um pastor protestante.
Quando suas paroquianas contou para ele, juntos riram e falaram que era mas fácil o Riacho Timotéo(Riacho que havia no lugar)correr em outra direção do que o padre Mirek se tornar um pastor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário