segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A chegada na bahia

Mes de abril 1999 chega o Homem Polaco na bahia. O padre Hans preocupado com tantas viagens a várias comunidades  escondidas a kms de distância da cidade em estradas de terras  e numerosas cancelas, tinha já preparado uma jovem para guiar o novo padre que chegaria na cidade. Essa jovem já trabalhava na paróquia a dois anos com o padre Hans e conhecia todas as comunidades. Assim, o padre Hans decediu que essa jovem guiaria o padre que recentemente tinha chegado para seu trabalho pastoral. Essa jovem era vocacionada e trabalhava com missões nas comunidades da paróquia.Quase todos os dias viajam juntos para as comunidades e pouco a pouco começou a surgir uma grande amizade entre ambos.


Jovem missionária na Comunidade de Lagoa da Pedra, Mairi-bahia.

Jovem na Primeira eucarístia das crianças preparadas por ela.
Comunidade Tanque da Nação- Mairi-bahia

Jovem Missionária- Mairi-bahia
Não sucedia entre eles nada mas que uma boa e saudavél amizade. Para o Homem Polaco, ela era apenas uma jovem  e para ela, ele era um "Santo" padre. Mas, ele começou todo tempo sentir algo forte pela jovem moça que até então não percebia nada. O homem Polaco foi apresentado a um jovem que era deficeinte física e criou entre eles uma linda história de amizade. Dias depois, ele apresentou também a jovem que andava com ele a Jovem moça Adriana Bispo e juntos criaram lindos laços de amizade.
Em junho de 1999, a jovem moça que acompanhava o padre, a convidou para que ele fosse em uma festa junina na casa de seus pais no campo não muito longe da cidade. Foi então nessa viagem que a jovem moça começou a perceber o interesse do padre em relação a ela, quando ele replicou que estava dirigindo em direção da casa de seus sogros. De imediato, a jovem ficou assustada e confusa, afinal, ele era um padre e depois ele era mas velho que ela 23 anos. Isso para ela foi um absurdo!
Desde esse dia então, a jovem moça começou também a sentir algo mas forte e terno pelo padre e decediu que iria entrar no convento para estudar e se tornar uma religiosa consagrada a Deus.
Então, no começo de ano 2000 ela decediu ir morar na cidade de Ipirá e entrou na Congregação das Irmanzinhas da Imaculada Conceição onde ficou lá por um ano como aspirante vocacional.
Ele entendeu que a jovem tomou essa decisão para ficar longe dele por quem ambos estavam apaixonados. Todo esse tempo, ambos tinham pouco contatos. Quasemente não se viam, não telefonavam e poucas das vezes escreviam cartas um para outro. Um queria esquecer do outro.
O Homem Polaco continuava pensando na jovem moça mesmo tentando esquecer. Então, começou a navegar demasiadamente na internet. Todos os dias ia as comunidades, mas a cabeça estava em outro mundo de mistérios e buscas como no mundo do espiritismo e teorias misteriosas.
Lia a biblia mas sem muito interesse e amor. Revolucionou a Igreja local, todos a amava. Foi o pade que levantou a Igreja católica de Mairi, onde se encontrava quase que apagada e liderada por um grupo jovem petista e um grupo de senhoras que entre si, disputavam o poder da Igreja local. Também foi odiado por alguns jovens que liderava este grupo e não gostavam de outros movimentos que não fossem o deles, como pastoral da terra, Pastoral da Juventude etc..Depois de algum tempo, teve problemas com o bispo dicesano por não continuar na linha pastoral e inovar com o movimento carismático católico.


Missa celebrada em 1999 na comunidade do Coqueiro-Mairi-bahia


Encontro com grupo Carismático na paróquia de Mairi-bahia
 Em maio de 2000, tendo como desculpa a doença da sua mãe, pediu suas férias antecipadas para Polônia onde iria preparar definitivamente sua volta a Provincia Polonesa da Congregação.
Tempos depois, estando na Polônia, entrou em uma livraria perto da estação em Gdansk (Daning) e encontrou um livro que a impressionou: "Perto de Roma e longe de Deus". Neste livro, 55 ex-padres contam a história da sua conversão , como deixaram a Igreja Católica e seu sacerdócio e abraçaram o mundo da Reforma Protestante em suas vidas. Comprou o livro e leu do começo até o fim.  Pensou em escrever para um desses ex-padres que ja tinha se tornado pastor evangélico e pedir ajuda e assim o fez. Viu que existia um outro caminho, uma outra possibilidade que muitos outros como ele, passaram e encontraram  em sua vida um novo sentido e uma nova forma de servir a Jesus. Algo gritava em seu coração que esse seria o caminho, mas tinha vergonha e medo de arriscar.
Tantas vezes lutou contra os protestantes e agora seria mas um deles?
Lembrou então da senhora, sua paroquiana que lhe disse que um dia o padre Mirek seria um pastor reformado. Isso lhe deixou inquieto, com medo e confuso. Depois de muito pensar resolveu escrever para a Fudação "En la Calle Recta". Depois de algum tempo veio a resposta do pastor e fundador Herman Hegger para Polônia sendo que ele já se encontrava em sua paróquia no Brasil. Então, seus pais enviaram a carta de resposta para seu endereço no Brasil. O pastor Hegger, ex-padre e pastor queria mandar um pastor para falar com ele mas, ele logo se assustou e não respondeu nada.
Passaram os meses e depois de regressar ao Brasil, mandou logo o pedido de transferência definitiva para Polônia. Entretanto, ninguém chegava para lhe subistituir na paróquia. Passou agosto, setembro e em outubro aparceu o provincial. Já bastante bravo, ele falou que queria ir embora o mas rápido possivel daquele lugar e falou que só ficaria na paróquia até o final do ano e não mas tempo que isso.
Naqueles dias, lia muito a biblia e livros de teologia, história da Igreja. Orava, mas seus pensamentos ligados ao espiritismo, reencarnação e outros que meses atrás lhe pareciam atraentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário