A devoção Mariana é muito forte na Polônia. Durante muitos anos e até os dias de hoje se cultiva esse amor e devoção pela mãe de Deus conhecida como Pani Makta pelos polacos. Durante muitos séculos a nacão polaca foi incentivada pela hierarquia católica polaca a venerar a mãe de Deus e a rezar a Maria. Ainda quando pequeno, a mãe do Miroslaw costumava seus filhos na pratica assídua da oração do terço a Maria.
Infezlimente, durante muitos séculos a nação Polaca teve muitos problemas com as invasões e ocupações das nações Luteranas(depois da Alemnha e Suécia), dos Turcos Mulçulmanos, dos Rusos Ortodoxos e depois os Soviéticos ateístas. Assim, todos podem imaginar a importância do culto Mariano, não somente como algo religioso, mas também como sentimental (Maria, como mãe dos homens, aquela que intercede a Deus por nós)assim, para os polacos como algo patriótico ter Maria como Pani Makta.
Defender Maria e com ela o católicismo, para os polacos é como defender sua pátria. Foi assim as lutas contra os mulçulmanos, luteranos, ortodoxos e ateístas que para muitos ser polaco tornou o mesmo que ser um católico Romano. Com essa ideía, muitos dos polacos cresceram educados assim desde o primeiro dia de vida pelos seus pais e familiares como pela própria Igreja Romana.
Muitos católicos falam de Maria, oram a Maria, intercedem a Maria e defendem essa devoção muito forte e isso em muitos lugares como por exemplo Czestochowa o mais famoso lugar religioso da Polônia para onde, até os dias de hoje se dirigem milhares de peregrinos. Na Polônia, há inúmeras capitais com a imagem de Maria. Diante delas, em maio, as pessoas antiguamente e ainda hoje, se juntam a noite para rezar o rosário e cantar os hinos marianos.
Mirek dizia que para um polaco, se a Igreja começasse de repente a ensinar que deveria unicamente orar para Deus e não a Maria, e que todos os pedidos, orações, súplicas, exortações deveriam ser apeladas somente para a pessoa de Jesus e não de Maria, muitas pessoas na Polônia perderiam sua fé. Para um polaco, as palavras de Jesus e Maria são tão comum que não notam nada de errado em colocar ambos ao mesmo nível. Jesus, Deus, Maria, José...Para um polaco católico, são pessoas distintas mas que se nivelam. Quando seu avó deu os últimos suspiros, as últimas palavras pronunciadas foram, Jesus, Maria e José. Um católico crer que não basta chamar apenas por Jesus, diriam mas, que Maria e todos os Santos podem conseguir a salvação diante de Deus. Na sua vida de sacerdote, Mirek contava diversas histórias onde Maria ajudava as pessoas alcançar o céu, pois Jesus não negava nada para ela. (Não foi o sacrificio de Jesus numa cruz, mas o poder da intercessão de Maria que importava). E assim dizia Miro:
Na minha terra natal, até os dias de hoje, no momento quando um caixão com morto é colocado dentro de um sepulcro o padre junto com o povo começa a cantar como último canto "Serdeczna Matko", um canto a Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário